Índice de Previsibilidade Legislativa


Ferramenta desenvolvida pelo JOTA aponta probabilidade de voto de cada um dos 513 deputados

Taxa de acerto é de mais de 90%

O Índice de Previsibilidade Legislativa é um modelo estatístico complexo, que usa votações do passado, apuração jornalística e informações de redes sociais para prever o comportamento de deputados federais nas votações do Congresso.


Nos últimos meses, o Índice de Previsibilidade Legislativa previu o resultado de votações importantes, como a da Reforma da Previdência (acerto nominal de 98%) e do novo marco legal do saneamento (acerto nominal de 92%).


Uma das dimensões do Índice de Previsibilidade Legislativa é o governismo, ou seja, o grau de apoio do governo dentro do Congresso. O governismo contabiliza o grau de apoio por deputados individualizados e partidos em relação a agenda do governo. No fim de agosto, o índice de governismo do JOTA acertou 91% dos votos dos deputados que mantiveram o veto ao reajuste do funcionalismo.

Receba o contato do nosso time e entenda o que o JOTA pode fazer por sua empresa.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Esteja um passo à frente com o monitoramento de quem

conhece as instituições brasileiras por dentro e na prática

O ÍNDICE

Índice de previsibilidade legislativa é um modelo estatístico complexo, que mistura os dados do comportamento passado dos parlamentares (mapa legislativo) com posicionamento dos políticos sobre projetos específicos nas redes sociais (camada de análise por um editor especialista), apuração jornalística com os parlamentares para aquele tema e respostas em pesquisas.

COMO FUNCIONA

O modelo pondera todas essas informações gerando probabilidade de voto em um determinado projeto para cada deputado. Feito sob demanda, o índice teve acerto nominal (acerto do comportamento de cada um dos 513 deputados) acima de 95% dos votos SIM em votações-chave, como na Reforma da previdência e na PL do saneamento.



Nosso índice é fundamental para dar previsibilidade sobre as chances de aprovação de reformas e projetos de lei de interesse dos nossos assinantes e também para entender como o governo constrói apoio legislativo com sua coalizão.