O futuro da política a um clique de distância

A missão do JOTA é tornar as instituições brasileiras mais previsíveis e transparentes. Por isso, desenvolvemos ferramentas robustas para acompanhar e analisar como votam e como atuam os parlamentares brasileiros, oferecendo também previsões acertadas sobre projetos em tramitação

Aprovômetro:

84% de índice de acerto



O Aprovômetro é uma ferramenta que utiliza big data e inteligência artificial para estimar as chances de aprovação de propostas em tramitação no Congresso

Como funciona


Nossa equipe estudou décadas de tramitação de projetos no Congresso Nacional para desenvolver um algoritmo capaz de encontrar padrões nos resultados de aprovação e arquivamento das propostas, o Aprovômetro. O algoritmo utiliza os dados levantados pelo nosso time de cientistas e mais de 3 mil variáveis, como texto do projeto, autor, tema, emendas, tendências econômicas e mudanças de forças políticas para acertar, com 90% de precisão, a probabilidade de um projeto que tramita pela Câmara e pelo Senado se tornar lei. 


Além dos números, o histórico semana a semana aponta para tendências e possíveis reversões de expectativa, ajudando tomadores de decisão em suas estratégias.




Preveja os movimentos do Congresso


O Aprovômetro elimina a necessidade da produção e do acompanhamento de planilhas para tentar decifrar os rumos de um projeto, pois ele entrega uma informação exponencialmente mais precisa. Assim, é possível focar seus esforços na análise das propostas, das oportunidades e riscos a seus negócios e na definição de estratégias para lidar com elas.

ASSINE AGORA

Página do Parlamentar: acompanhe de perto o trabalho dos nossos políticos


Para entender melhor o contexto político no Brasil, nós criamos uma página que reúne as principais informações sobre cada parlamentar brasileiro - as frentes que atua, comissões que participa, sua taxa de efetividade como autor e relator e em quais projetos está trabalhando no momento.


Quero ter acesso à Página do Parlamentar




Como funciona?


Nossa equipe de cientistas inclui as informações disponíveis publicamente sobre os trâmites legislativos do Congresso e nossos algoritmos processam esses dados para prever a efetividade do trabalho de cada parlamentar. 

ASSINE AGORA


Funcionalidades disponíveis



Aprovômetro

O assinante insere o número da proposição e nós entregamos, na hora, a chance de aprovação.



Mapa parlamentar

O gráfico interativo permite uma compreensão visual, distribuída no tempo, sobre como vota cada parlamentar na dimensão governismo – se alinhado às orientações do governo ou não. É a ferramenta ideal para entender, acompanhar e tirar insights sobre o clima no Congresso, em temas gerais ou específicos.



Página do parlamentar

Raio-x da atuação do parlamentar, com dados sobre mandato e comissões e frentes a que pertence. Ferramenta mostra chance de aprovação dos projetos de que o parlamentar é autor ou relator e também sua taxa de efetividade no passado – ou seja, um balanço que mostra se suas proposições foram aprovadas, arquivadas ou se ainda estão em andamento.

Falta muito pouco para sair na frente

Torne-se assinante do Aprovômetro para se beneficiar de acesso às nossas ferramentas exclusivas. Escolha o melhor plano para sua necessidade e passe a receber nosso conteúdo premiado.

Saiba como é estar sempre um passo à frente

TAXA DE ACERTO DO APROVÔMETRO

84%

 de acerto no resultado das votações de 2020

Foram corretamente

previstas pelo Aprovômetro


PREVIDÊNCIA


Ferramenta do JOTA previu resultado da reforma com meses de antecedência

23 DE FEVEREIRO

No caso da Previdência, a tendência de aprovação foi captada mês a mês pelo Aprovômetro. Em 23 de fevereiro de 2019, três dias depois de o projeto ter sido enviado ao Congresso pelo Executivo, o Aprovômetro dava 13,37% de chances de aprovação para a PEC 6/2019 – um começo auspicioso dado que apenas uma em cada dez propostas é aprovada.

23 DE MARÇO

Um mês depois, a probabilidade de aprovação da reforma já subia para 40,81%. O texto de então ainda incluía temas como Benefício de Prestação Continuada (BPC), capitalização e previdência rural, os pontos que tinham maior resistência — esses tópicos foram retirados do texto pelo relator na Câmara, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP)


24 DE ABRIL

Por exemplo, um relatório de análise que circulou entre investidores brasileiros e estrangeiros em 24 de abril apontava para “incertezas acerca da tramitação da Reforma da Previdência e da capacidade de articulação do Governo”. Mas um dia antes, em 23 de abril, o Aprovômetro já apontava 73,25% de chances de aprovação da reforma. Em maio, o valor subiu para 86,31%. 

23 DE OUTUBRO

ASSINE AGORA

PREVIDÊNCIA X SANEAMENTO

Este exemplo mostra como a ferramenta é capaz de capturar dificuldades de projetos. A curva teve primeiro uma subida forte nas chances de aprovação e, em seguida, uma queda. A trajetória é diferente da Previdência, quando captamos uma subida constante nas chances de aprovação. Mais do que as percentagens, a trajetória ajuda na tomada de decisão.


MANOBRA

No caso do PL do Saneamento, a ferramenta identificou como o texto enfrentou maiores resistências na Câmara no momento em que estava pronto para a votação. O marco do setor foi aprovado pelo plenário da Câmara depois de uma manobra de última hora, substituindo o texto do relator, Geninho Zuliani (DEM-SP), por outro texto enviado pelo Executivo.


EVOLUÇÃO

O PL 3261/2019, relatado por Zuliani, aparecia com 71,52% de chance de aprovação em junho de 2019, subiu para 89,76% em julho, para 92,25% em agosto e passou a cair nos meses seguintes. Foi para 86,57% em setembro, 86,59% em outubro e 81,36% em novembro.


ANALISTAS + ROBÔS

Toda a movimentação de última hora foi captada

pela inteligência artificial, mas também pelo time de especialistas do JOTA, que atuaram em campo, minuto

a minuto, atualizando os assinantes JOTA PRO

interessados no tema. 

Conheça nossas verticais

Nossa missão é tornar as instituições brasileiras mais previsíveis

2020 ® Todos os direitos reservados

fbq('track', 'PageView');